Os guardas civis municipais receberam aula teórica do treinamento da Base Armamentista

18/01/2022 às 15h17

Guarda Municipal amplia os conhecimentos com o Aulão da Base Armamentista

18/01

A Prefeitura municipal de Taperoá, dando continuidade as atividades em Segurança pública, promoveu, com o apoio da Especialização Laborar, o Treinamento Base Armamentista, capacitando os Guardas Civis sobre o porte de arma de fogo.

Os guardas tiveram a oportunidade de aprender a manusear e comparar as vantagens e desvantagens de cada armamento, de forma totalmente didática e segura. O treinamento, dividido em duas etapas, conta com aula teórica, realizada na sala de aula do Colégio São Brás, abordando todos os preceitos de regras de segurança e apresentação das armas com o instrutor Paulo Rocha, que discerniu sobre as exigências previstas na Lei para o manuseio do equipamento. O curso terá aulas práticas, previstas para serem realizadas em Nazaré, Salvador, com exercícios de tiro real com diversos armamentos, em diferentes distâncias.

Josemário Silva, Guarda Civil, relatou que é essencial aprender coisas novas, e o mais importante é saber utilizar a arma para proteção do cidadão e patrimônio público, na intenção de diálogo e negociação, mas também no preparo para o conflito, fazendo uso com técnica e precisão.

Bruno Palma, instrutor da base armamentista, informou que  os treinamentos em detrimento da segurança pública, visam estruturar as guardas para atendimento à população com o aparelhamento necessário as demandas atuais, protegendo o município em suas complexidades, capacitando inicialmente e qualificando os efetivos para serem profissionais da área, dominando as ferramentas utilizadas para os momentos críticos, com tratamento conscientizado junto as forças policiais.

Foram abordados no Curso o processo de aquisição e legislação de armas de fogo, regras de segurança, apresentação das armas, operações de manejo e posicionamento (pernas, tronco, braços), empunhadura, visada, acionamento de gatilho, e orientações sobre cenários de atividades.

A aquisição  da viatura e fardamento da Guarda Civil, padronizada, de acordo com as normas técnicas, é fruto das articulações junto a Polícia Rodoviária Federal, e encontro em Julho/21, com o Inspetor Geral Marcelo Silva, comandante da Guarda Civil de Salvador, para capacitações, logística e desempenhos que agreguem uma unificação das guardas no território baiano. A guarda civil dispõe de 14 colaboradores e 42 guardas efetivos que receberam fardamento completo para um melhor atendimento aos serviços de coerção, proteção à propriedade e equipamentos urbanos, meio ambiente, disciplina no trânsito e comércio. A nova base da guarda, na Rua Saul Oliveira, complementa a execução de serviços e planejamento tático.

Estiveram presentes a Prefeita Kitty Guimarães, a Secretária de Governo, Daniella Magalhães, o Comandante Marilson Martins e a corporação da Guarda Civil de Taperoá.

Taperoá – Terra de Todos