“Feliz é a cidade que cuida bem do seus idosos”

05/10/2021 às 12h19

04/10

Foi com essa frase que D. Nilza, poetisa, artista, voluntária e educadora social, chegou ao evento, dançando e se apresentando na completude dos seus 79, bem vividos, anos de idade. 62, de casada com o ilustre artesão e historiador Miguel Araújo, “nosso relacionamento é feito de fé, diálogo, confiança e dança”, e aconselha aos jovens que cultivem a “Fé em Deus, a Família e Educação! Os idosos são livros abertos de experiencias, é preciso ter respeito e acessibilidade, e “Idosos! não tenham vergonha de ser feliz, celebrem a vida!”

01/10 é o dia Internacional do Idoso e a Secretaria de Assistência Social preparou uma doce homenagem para tratar com cuidado de quem sempre cuidou da gente. Quinzenalmente, na Secretaria, no período da tarde, haverá oficinas para consolidar vínculos com a família e a sociedade, “é importante que o idoso em nossa cidade se sinta fortalecido e atuante”, acrescentou, a Pedagoga e Técnica de Referência do Serviço de Convivência, Romilda de Souza.

Foi ministrada a palestra sobre amor e sexualidade, pela psicóloga do CRAS Fernanda Santana, abordando as relações saudáveis, sexo desmistificado na terceira idade, casamento, cultura, individualidade, tabus, preconceitos, “entramos com a técnica e eles com a vivência, sempre é uma troca, eles nos ensinam sempre. Os idosos de Taperoá são participativos e engajados, é uma cidade diferenciada para trabalhar a 3. idade”.

Foi realizado um momento dançante com a Orientadora Social Ioná Patrícia, Alongamento e Correção Postural com o Fisioterapeuta Toshi, e Coffee break.

Leandra Guimarães, Secretaria de Assistência Social, destacou o evento como marcante e significativo em sua profissão. “Me sinto realizada, temos compromisso com as políticas públicas de direitos para os idosos. Nossos serviços e projetos, como o Idoso Feliz, visam garantir saúde psicossocial, inclusão e dignidade, principalmente para os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. O serviço de convivência é a casa dos idosos, local para eles receberem atenção, informação, momentos de diversão, reflexão, fala e acolhimento. Cuidar do idoso é cuidar do nosso futuro, e ações com idosos são emocionantes. Cada olhar e energia que eles nos transmitem chegam contemplados de gratidão e harmonia.

Devido a pandemia, os trabalhos seguem as normas estabelecidas pelo Ministério de Saúde, para que sejam prestados os serviços com segurança e possam seguir em ações itinerantes para a zona rural.

Taperoá – Terra de Todos