Pré-Conferência de Educação 2021

07/12/2021 às 11h38

06/12

A Prefeitura municipal e Secretaria de Educação realizaram no EMEF – Antônio Balbino, a 2.ª parte da Pré-Conferência de Educação 2021. Foram debatidas, as proposições sobre os eixos estabelecidos na 1.ª parte da conferência, que aconteceu de forma híbrida, dia 03/12, com palestra geral de Sidenise Estrelado, pesquisadora em educação especial e inclusiva, que abordou a temática geral: “Em defesa da educação de qualidade com democratização, inclusão, diversidade e equidade”

A discussão dos eixos e elaboração das propostas foram dinamizadas pela Secretária de Educação, Claudete Lisboa, Diretora Pedagógica Daniela Ribeiro, e mesa composta pelo Presidente da Câmara de vereadores Derivaldo Marques, Prof. Luangomina, doutorando em educação e representante da matriz africana, Prof. Edilson dos Santos, Presidente do Fundeb representando pai de aluno, e o representante da APLB Prof. Luzinaldo Oliveira.

As conferências tem o objetivo de discutir as metas estabelecidas, e o município que hoje conta com o monitoramento do PME (Plano Municipal de Educação), lei com políticas públicas, que possam permanecer democraticamente a reger a educação em Taperoá, e por isso necessita da participação e acompanhamento da sociedade civil, corpo docente e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento educacional na cidade, sendo atualizadas e alcançadas as metas do planejamento de 2015.

O monitoramento servirá para audiência pública, junto a consulta pública do PME, para que sejam ouvidos os anseios no que tange o direito a qualidade de ensino.

Para a Secretária de Educação, Claudete Lisboa, apesar do desafio na participação familiar na escola, conhecer e atender segmentos de inclusão e equidade na educação é promover uma sociedade plural com troca e ampliação dos nossos horizontes, assim como em cada eixo, com proposições no âmbito nacional, estadual e municipal e continuidade no aperfeiçoamento do ensino e dos equipamentos públicos, com inovação, e direitos para todos.

Eixos abordados:

1. - Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da educação.
  2. - PNE, Planos decenais, SNE, políticas setoriais e direito a educação.
  3. - Educação e diversidade: Justiça social, inclusão e direitos humanos
  4. - Valorização dos profissionais da educação: Formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
  5. - Gestão democrática e financiamento da educação, participação, transparência e controle social.
  6. - Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático, em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

A Conferência municipal de Educação de Taperoá será intermunicipal, junto as cidades que fazem parte do Consórcio Ciapra, dia 10/12, em Gandu, com transmissão ao vivo no Youtube.

Taperoá – Terra de Todos