Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Novembro Negro 2021
Novembro é o mês da consciência negra, um chamado a reflexão do passado, para um presente de construções afirmativas e um futuro mais diverso, igualitário e justo.
A Lei 12.519/11 instituiu oficialmente, 20 de Novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no calendário escolar nacional. A origem deriva-se da morte de Zumbi de Palmares, um dos maiores líderes que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista e reconhecimento do legado africano na construção da sociedade brasileira.
Assim, a Prefeitura de Taperoá, através da Diretoria de Cultura e promoção da Igualdade Racial, traz a praça da Bandeira, diversas ações em saúde, cultura, arte e educação, promovendo a visibilidade do nosso povo em toda a sua plenitude de saberes e riquezas do ser.
Programação:
Manifestações artísticas e culturais:
- Chegança de Mouros
- Samba de Roda do Lamego e da Graciosa
- Black Dance
- Zambiapunga
- Fanfarra Bamista
Serviços:
- SINE Bahia: Reservista, Carteira de trabalho digital, Carteira de identidade, CredBahia
- Secretaria de saúde: Verificação de pressão arterial; glicemia; Atendimento odontológico, limpeza e orientação da higiene bucal; Orientação sobre a saúde da população negra
- Cadastro dos artesãos
Feira Novembro Negro:
- Artesanatos das comunidades quilombolas, centro e zona rural
- Exposição da literatura afro
- Temperos e ervas medicinais de Dra. Camila
- Comidas típicas ancestrais
- IG do dendê
- Baianas de acarajé
- Coletivo das Anas
- Igreja Nossa Senhora da Ajuda
- Associação de Mulheres Guerreiras da Baixinha
São muitas atrações com o melhor da nossa cidade! Participe!
O negro em sua história no Brasil, tem a marca da exploração, preconceito racial, violência, discriminação e desigualdades sociais que revelam as distinções socioeconômicas e culturais históricas que marcaram as populações negra e parda no país.
O Dia da Consciência Negra nos remete ao protagonismo de quem sempre esteve na construção e identidade de um lugar de povo plural, forte, miscigenado e por isso, consciente de suas origens, força e direitos.
Taperoá – Terra de Todos