Projeto Partiu!#Testagem nas Escolas

Fonte: Secretaria de Saúde
10/11/2021 às 11h04

A Secretaria de Sáude está realizando a testagem para Covid-19 nas escolas com a intenção de identificar, monitorar e tratar casos. O projeto do governo do estado em parceria com os municípios atenderá a rede pública municipal e estadual, para os alunos que retornaram as atividades presenciais.

Joedna Aguiar, vice diretora da Escola que atende o ensino médio, faixa etária de 15 a 18 anos, confirmou que os jovens estão recebendo orientações sobre a proteção ao vírus. “Para os adolescentes é bom reforçar a importância dos cuidados contínuos nesta fase de readaptação e reencontro com os colegas, mesmo a cidade apresentando normalidade em relação ao vírus e eles já estarem vacinados com a 1.ª dose”

Pablo Silva, aluno do 3.º ano vespertino, morador do bairro Opalma, expressou que o exame é muito importante para ficarmos cientes e temos o registro de quem testou positivo e nisto podemos evitar novos casos e principalmente proteger nossos familiares. “Para mim não foi incomodo, a testagem para ser tranquila é necessário que não pressione as narinas, relaxar o corpo torna o procedimento suave”

A testagem iniciada em outubro permanece até dezembro, na semana passada foram realizados 88 testes e com os resultados rápidos, apenas uma aluna testou positivo. A mesma está recebendo tratamento mediante os protocolos sanitários, que ocorrem de forma integrada entre saúde e educação.

De acordo com Anny Santos, Coordenadora da vigilância epidemiológica, colher o máximo de amostras faz parte da manutenção e controle sobre o vírus.  “Precisamos garantir um retorno as aulas com segurança, a pandemia revelou desigualdades, e na educação os reflexos foram maiores, o nosso trabalho nas escolas é prioritário para evitar propagação”

Os testes estão sendo realizados pelo método RT-PCR para detecção em SARS coV-2. Para casos sintomáticos serão submetidos ao teste rápido de antígeno, com precisão similar ao teste molecular do tipo RT-PCR, ele detecta a doença em sua fase aguda, além da velocidade com resultado em 20 minutos. A contraprova será obrigatória.

É fundamental que as famílias mantenham os cuidados como o uso de máscaras, distanciamento social e a higiene frequente das mãos, e, caso apresente algum sintoma gripal, procurar atendimento em unidade de saúde.

Taperoá Terra de Todos