Curso Criação de Galinha Caipira, entrega na 1.ª Etapa, 560 pintinhos na Itiúba

14/10/2021 às 08h28

Com o Projeto de Incentivo aos Quintais Produtivos, a Prefeitura Municipal de Taperoá e a Secretaria de Agricultura, promoveram o Curso Criação de Galinha Caipira nas comunidades da Itiúba, Moenda, Formosa, Lamego, Boa Vista e Ponte do Meio.

Criadas com mais espaço, qualidade de vida e alimentação a base de sobras de frutas, verduras e forragens, a galinha terra, como é chamada na região, torna-se um alimento saudável, com sabor diferenciado e menor teor de gordura. Uma fonte de alimentação rica em nutrientes e oportuna para o incremento na renda familiar.

Nas aulas teóricas para a cadeia produtiva da iguaria, foram estudadas as raças mais adequadas, técnicas em maturidade, alimentação, postura, vacinação, vermifugação, estrutura de instalações e manejo dos ninhos e ovos.

A entrega do certificado, ficha de controle zootécnico, pintinhos e ração para 30 dias, garantem que a comunidade possa dar seguimento a criação, que disponibilizará técnicos, que darão continuidade ao curso, com aulas práticas para os avicultores.

As ministrações foram realizadas por Maiana Machado, Médica Veterinária e Miriam Guimarães, Técnica em Agropecuária, informando que o treinamento com novas metodologias e procedimentos adequados trazem benefícios em custos a população rural e ganho no desenvolvimento das comunidades.

O Secretário de Agricultura Gerval Teófilo, afirma que a produção de alimentos saudáveis faz parte do projeto do governo em Agricultura Familiar, que em março, forneceu 3 toneladas de sementes de milho, e, irá fornecer as sementes de hortaliças e feijão (carioquinha, andu, corda, fradinho), com distribuição através das associações. O projeto retorna a Itiúba em 90 dias para atender mais famílias da comunidade.

A avicultora, Marina da Conceição, conhecida como Nina, comentou “é muito bom receber esta ajuda, estou muito grata, no treinamento aprendi a fazer a casinha, a forma certa de fazer e quero aprender mais, sobre mais animais”

A Prefeita Kitty Guimarães salientou a importância do comprometimento com a agricultura e a zona rural, inclusive pelo período pandêmico que deixou famílias em situação de fragilidade. “Somos sensíveis e atentos as dificuldades que as pessoas estão vivendo, e estamos fazendo com que o máximo de pessoas sejam beneficiadas”

As próximas entregas, nesta semana, serão nas comunidades da Moenda e Formosa.

O Projeto Quintais Produtivos trará capacitações para o manejo de suínos, ovinos, caprinos, abelhas e peixes no decorrer das atividades da gestão. Fique atento as divulgações no site e redes sociais!

Estiveram presentes o Vereador Dedeu, a Secretaria de Governo Daniella Magalhães, o Secretário de Administração Antônio Brito e a Secretaria de Educação Claudete Lisboa.

Taperoá – Terra de Todos