Festa de Santa Luzia em Camurugi

14/12/2021 às 09h55

13/12

Foi realizada a missa na Capela de Nossa Senhora D’Ajuda, em Camurugi, em homenagem à mártir Santa Luzia. Seu nome significa luz, e por isso é associada à graça iluminadora da bondade de Deus através do olhar.

A Santa foi perseguida e morta aos 21 anos por não negar a fé em Deus. Como castigo, seus olhos foram retirados e colocados em um prato. Porém através de um milagre, foram reintegrados novos olhos. Assim, ela é a protetora dos olhos, padroeira dos oftalmologistas e dos que têm problemas de visão.

O Padre Gonçalo Marinho, da Paróquia de São Brás, entoou, nesta manhã, junto à apresentação de coral com arranjos de hinos, louvor e adoração, canções pela divina luz e pelo amor entre os irmãos, saudando as autoridades e comunidades.

Após receber a imagem peregrina de Santa Luzia, a celebração foi presidida por Padre Nilvandro Oliveira, pronunciando que o projeto de Deus em santidade é possível, amando a Deus e ao próximo, com a pregação baseada em Mateus 6:22 "Os olhos são a candeia do corpo, se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz”. Para que vejamos o bem e virtudes no próximo, levantando homens e mulheres que vejam com os olhos de Deus, reiterando que a santidade está nos olhos de quem vê.

Na capela, fiéis buscam um pouco da água benzida para lavar as vistas, na festa que conta sempre com muito público. Neste ano, houve um controle devido à pandemia. Com comunhão e apresentações teatrais, soleniza também, os vários testemunhos de cura por intercessão, inclusive de pessoas que passariam por cirurgias.

A Prefeita Kitty Guimarães, o Secretário de Administração e Finanças, Toinho do Banco, e a vereadora Ana Goto, estiveram presentes, em comunhão com as comunidades, em uma manhã de céu claro e limpo na cidade de Taperoá.

Taperoá – Terra de Todos