Neste último sábado, 19, foi realizado o Festival Gastronômico Diversidades do Quilombo, em Graciosa

21/03/2022 às 10h36

O evento, que começou às 13h30, contou com exposição dos produtos da economia solidária, apresentação musical, Samba de Roda da Comunidade Quilombola do Lamego e aulão de dança afro.

O objetivo foi fortalecer uma rede de empreendimentos de economia solidária em associação com a Comunidade Quilombola de Graciosa, que potencializam a localidade e harmonizam o cenário ambiental e a identidade local, fortalecendo o desenvolvimento sustentável, bem como: o turismo de base comunitária.

A visibilidade à culinária através de pratos como moquecas, por exemplo, foi dada com base nos frutos extraídos da região. De acordo com a diretora de cultura de Taperoá, Simone Bomfim, o festival foi de grande importância porque fortaleceu os empreendimentos da comunidade e comércio local que se sustentam da gastronomia.

O Festival foi do Projeto Artes e Empreendimentos Associados do Quilombo, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia, o IDES, com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a SETRE e da Prefeitura Municipal de Taperoá.