Apresentação da Comissão Técnica e Pré Proposta para os recursos produtivos relativos ao Dendê

22/09/2021 às 13h34

Dia 20, Câmara

Dando seguimento aos estudos e pesquisas para a revalorização e fortalecimento da cultura do dendê, foi apresentada a Proposta para os recursos do sistema produtivo e promoção do dendê, em seus aspectos tradicionais e econômicos.

Foi debatido, com produtores e agentes relacionados, as variedades que receberão incentivos, os desafios da colheita, a compreensão do foco na agricultura familiar e o projeto de denominação de origem que irá trazer proteção, reconhecimento e benefícios para o mercado de dendeicultura no território.

O professor Alcides Caldas, que já apresentou o pré Cadastro da Propriedade Rural com produção de dendê na região, neste momento apresenta a planilha de custos, com investimentos para identificação, comunicação, formação, aspectos institucionais e caderno de especificações técnicas. Os resultados das observações nortearão o apoio para o negócio e o renascimento do cultivo do dendê na região. Foi pontuado a formalização de Encontros dos produtores de azeite de pilão e rodão, para cadastramento e instituição de inovações no trato produtivo.

Adailton Francisco, Eng.º Agrônomo, coordenador do colegiado territorial e da central das associações rurais, reforçou o incremento nas comunidades e a discriminação da espécie Dura, que necessita de uma mudança no conceito, já que se trata de uma cultura resistente que devemos saber valorizar e empreender.

Gerval Teófilo, Secretário de Agricultura, abordou, junto ao consultor técnico Valdenir Oliveira, o planejamento para o desenvolvimento dos viveiros e pre-viveiros, os custos para um hectare até o 3.º ano de produção e a mobilização e treinamentos nas associações para viabilização eficiente do agronegócio.

O projeto segue para aprovação junto ao Governo do Estado, e inserção das políticas públicas de incentivo para produção e beneficiamento do Dendê, com tecnologias que conduzem o crescimento da cultura que tanto nos representa, e precisa, receber o devido valor oportuno, gerador de desenvolvimento econômico