Prefeitura de Taperoá realiza Fórum Municipal de Segurança Pública

Fonte: Ascom - Taperoá
21/10/2021 às 18h52

O dia 20 de outubro foi marcado por um importante passo para Segurança Pública do Município de Taperoá. O Fórum Municipal de Segurança Pública discutiu Panorama, Ações e Estratégias com representação da Secretaria de Segurança Pública e do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia.

A Delegada de Polícia Civil, Dra Argimária Soares, representando o Delegado Geral Dr. José Raimundo Neri Pinto coordenador da 5° CORPIM ressaltou o papel importante da na missão de qualificar e investigar. Sinalizou que é por meio da Polícia Civil que o cidadão registra seus direitos violados.

O Cel PM Vanderval Menezes Ramos, destacou  a atuação da instituição mais vascularizada do Estado da Bahia, a Polícia Militar da Bahia  que está em todos os municípios  baianos, atuando como braço armado, amigo do cidadão, com o valoroso papel de salvar o bem mais precioso que existe, a vida e, ressaltou a parceria com o  município de Taperoá.

Estiveram presentes também o Major PM Brito Júnior, Comandante da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental - CIPPA, que na oportunidade comprometeu - se em realizar operações em defesa de todas as formas de vida. O Major PM Rodrigo, Comandante da Companhia Independente de Polícia Especializada - CIPE Cacaueira que vem contribuindo com nosso município fazendo um "cinturão de proteção" por meio das diversas bases distribuídas em nosso território e das diversas operações, trabalhando com inteligência e precisão e contribuindo para redução dos crimes em nosso município.

O Comandante das Rondas Especializadas - RONDESP, Cap PM Magalhães ressaltou a importância da parceria com o município de Taperoá no combate ao crime.

Uma construção importante para a segurança pública e fortalecimento da Guarda Civil Municipal de Taperoá que agora está no caminho para ter sua estrutura local de Segurança cada vez mais preparada e valorizada, ressaltou Marilson Martins GCM de Taperoá.

Durante o Fórum foram expostas as ações das secretarias, apresentados pela Secretária de Governo, Daniella Magalhães, que ressaltou o quanto esse tema é transversal a todas as áreas da administração pública e que mais de R$ 600.000,00 já foram investidos em iluminação pública nas zonas rural e urbana e fez uma analogia com uma engrenagem onde cada secretaria do governo, ação de garantias de direitos e uma rede de estruturadas de serviços, já contribuí para gerar oportunidade, renda e consequentemente tirar a possibilidade do ingresso ao crime, sendo esse o primeiro passo para se fazer segurança pública.

A Prefeita, kitty Guimarães reafirmou seu compromisso de campanha ao buscar parcerias para melhorar a segurança pública do município de Taperoá e mostrou por meio deste Fórum que em 10 meses de gestão já conseguiu passos importantes como: a mudança do comando no município,  a valorização e permanência de policiais militares filhos da terra, a construção de uma delegacia, a aquisição de uma viatura para a polícia civil (o município estava sem viatura desde 2016), a  garantia que no novo concurso da polícia civil o município será contemplado com um delegado e um investigador, convênio com a Polícia Rodoviária Federal para capacitar e aparelhar a guarda civil municipal bem como  a doação de um veículo para auxiliar nas rondas urbanas, e o projeto de monitorar a cidade por câmeras de vídeo lincadas com o Sistema de monitoramento da Polícia Militar da Bahia e, anunciou que em alguns dias a guarda civil municipal estará fardada.

A Prefeita enfatizou seu compromisso com os GCMs e com a população de Taperoá e deixou evidente que não medirá esforços em buscas de parcerias para fazer com que a sensação de segurança esteja presente em Taperoá e que as pessoas possam ter o direito de viver em uma cidade cada vez mais segura.

O Fórum termina com a Entrega, pela Prefeita, nas mãos do Cel Vanderval neste ato, representando o Cel Coutinho Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia de um oficio pleiteando um estudo de viabilidade para a criação de uma Companhia Independente de Polícia Especializada - CIPE Costa do Dendê a ser implantada no município do Taperoá, tendo em vista os impactos que a região sofrerá com a ponte Salvador - Itaparica.