1891

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Taperoá

Está sendo realizada a Primeira Assessoria Presencial do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, o Cecane

25/07/2022 às 22h22

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Cecane, desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, é uma parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, para apoiar o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os encontros presenciais foram realizados nos dias 21, 22 e 25, e a programação será finalizada com encontro virtual.

A assistência técnica e operacional prestada aos estados e municípios, consiste no aprimoramento do PNAE, que contempla a orientação e formação dos atores envolvidos na gestão, especificamente a secretária de educação, secretário de agricultura, nutricionista responsável técnico pela alimentação escolar, coordenador/gerente da alimentação escolar e membros titulares e suplentes do Conselho de Alimentação Escolar do munícipio. 

As atividades estão sendo realizadas através de dois nutricionistas. No primeiro dia, os membros titulares e suplentes do Conselho de Alimentação Escolar, participaram da Reunião sobre a compra da Agricultura Familiar para o PNAE; e visitas ao depósito central de alimentos, às escolas e às creches. No segundo dia, se encontraram com setor de compras e nutricionista; houve reunião com a nutricionista para verificar a execução das ações de sua competência no PNAE; e Aplicação do Formulário do CAE e Capacitação/Formação do CAE. No terceiro dia, realizaram visitas às escolas, com o propósito de observar in loco as condições de execução do PNAE referentes à caracterização da escola, informações de gestão, cardápios e boas práticas; e reunião final com os atores sociais com o propósito de apresentar e discutir as situações diagnosticadas nas visitas e entregar orientações ao CAE à secretária de educação e à nutricionista, visando aprimorar a gestão do PNAE local. No quarto dia ocorrerá uma Formação Virtual de Atores na Gestão do PNAE. 

A Prefeitura Municipal de Taperoá, através dos órgãos citados, visa desenvolver qualidade na alimentação dos seus estudantes, porque corpo nutrido é educação avante!