Taperoá

No último dia 20, aconteceu a 7ª Conferência Municipal de Saúde com a 1ª etapa municipal da conferência de saúde mental

29/04/2022 às 12h31

O tema debatido foi “Desafios da saúde pública de qualidade em tempos de pandemia”, que efetivou os princípios do SUS, mobilizou diálogos acerca do direito à saúde através de avaliações sobre o cenário atual de pandemia e fortaleceu estratégias para melhor qualificar a saúde mental com equidade para os munícipes.

Na parte da manhã, a mesa foi composta pela prefeita Kitty Guimarães, por Lorena Leite, secretária de saúde, Joilan Santos, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Toinho do Banco, secretário de finanças e Derivaldo Santos, presidente da câmara de vereadores. Após a realização da análise do panorama que foi traçado sobre a saúde pública de Taperoá, Nilvandro Oliveira, psicanalista, ministrou uma palestra sobre a importância do equilíbrio entre saúde mental, física e espiritual. E na parte da tarde, o público contou com a palestra de Alex Miranda, sanitarista e biomédico, que explanou o histórico de políticas públicas da saúde mental no Brasil.

O público foi divido em três eixos que discutiram as propostas para atualizar o Plano Municipal de Saúde em níveis nacionais, estaduais e municipais: implantar e fortalecer políticas públicas no cuidado à saúde mental, desafios da vigilância em saúde na pandemia e garantia de assistência eficaz aos pacientes crônicos no cenário atual. Depois disso, apresentaram as propostas e a plenária decidiu aprová-las ou não. O momento foi aproveitado também para as eleições dos representantes do munícipio.

Os resultados foram positivos e espera-se que mais benefícios cheguem até os taperoenses!

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Taperoá, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.