Prefeitura cria gabinete de gestão de crise, para para enfrentar os estragos na zona rural e urbana do município, provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias

Fonte: Ascom - Taperoá
28/12/2021 às 17h15

A prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães, criou na tarde desta terça-feira (28), um gabinete de gestão de crise, para enfrentar os estragos na zona rural e urbana do município, provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias e para realizar um trabalho preventivo, com ações de assistência e suporte as famílias que estejam em situação de vulnerabilidade.

O gabinete de crise tem a função de construir um plano de emergência com o objetivo de detalhar os riscos e os procedimentos básicos em caso de um desastre, por meio dele, será instituído a Comissão Municipal de Defesa civil que terá a atribuição de executar ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação das ações de gerenciamento de risco de desastre.

De acordo com o relatório do Instituto do meio ambiente e recursos hídricos, o INEMA, Taperoá está em estado de alerta vermelho devido aos acumulados significativos de chuvas nas últimas 72 horas, que alertou também para possíveis transtornos, como aumento dos níveis dos rios e rajadas intensas de vento.

Este grupo será integrado por representantes de todas as secretarias municipais, agentes de saúde e combate as endemias, SAAE, Instituições Religiosas, vereadores e sociedade civil.

A prefeitura decretou situação de emergência que foi reconhecido pelo governo Estadual e Federal.