1º Workshop de Cacau em Taperoá abordou os desafios na Lavoura Cacaueira e plano de contingência a Monilíase na Bahia

Fonte: Ascom - Taperoá
29/10/2021 às 15h27

Com realização da Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura, aconteceu na comunidade da Itiúba, o 1.º Workshop sobre a cultura do Cacau, com foco nas ações preventivas a ameaça da monilíase na região.

A palestra sobre a realidade e desafios na cacauicultora no município, realizada pelo Eng.º Agrônomo Samuel Kumiya, abordou a realidade do produtor, que com o cultivo em expansão econômica preza por obter mais conhecimentos e informações sobre estiagens, podridão parda e vassoura-de-bruxa, assim como a realidade nas mudanças e transformações causadas pela estrutura e globalização no mercado cacaueiro.

Catarina Mattos, Eng.º Agronôma da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB, pontuou sobre a monilíase, doença causada pelo fungo moniliophthora roreri, que infectando os frutos, em qualquer fase de desenvolvimento, pode causar sérias perdas na produção.

A doença que apresentou incidência no Acre, e se propaga pelos ventos, necessita de um plano de contingência para evitar a proliferação. Foram realizadas demonstrações práticas, simulações, identificação e métodos de controle da doença. Os procedimentos elaborado pela comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC/SDI/MAPA) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (EBDA), discernem os protocolos de biossegurança que incluem a Cartilha com ilustrações que esclarecem sobre a doença e as diversas ações para sua prevenção e um conjunto de procedimentos capazes de eliminar ou minimizar os riscos de entrada da praga.

Para o Secretário de Agricultura Gerval Teófilo, o evento teve uma expressiva participação de agricultores que tiraram muitas dúvidas sobre os temas. “A cultura do cacau, em expansão, pela forma do cultivo com clones em alta produtividade precisa avançar, no plano de combate a monilíase, nossos técnicos vão estar tomando todo o treinamento especifico para prestar completa assistência aos produtores”.

Estiveram presentes vereadores, secretários, lideranças, representantes agropecuários e público geral.

Taperoá – Terra de Todos