Prefeitura de Taperoá realiza o Mutirão da Catarata com 39 cirurgias.

Fonte: Ascom - Taperoá
29/11/2021 às 11h29

Foi realizado pela Prefeitura de Taperoá através da Secretaria Municipal de Saúde o Mutirão da Catarata. A ação promoveu exames e consultas com atendimento pré-marcados que resultaram em 39 cirurgias.

A triagem, realizada a partir dos 58 anos ou com diagnóstico de catarata, foi realizada mediante busca ativa realizada pelos postos de saúde do município, com cirurgias na unidade de saúde do Novo Horizonte em Valença.

A Catarata é uma patologia que gera a perda de transparência do cristalino, lente situada atrás da íris, podendo ser congênita ou adquirida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), informa que a catarata é responsável por metade dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa, é o procedimento com maior demanda no SUS.

Os principais sintomas da catarata são: sensação de visão embaçada, alteração contínua do grau dos óculos, maior sensibilidade à luz, reflexos ao redor das luzes e percepção desbotada das cores.

As medidas preventivas são a redução do tabagismo, proteger-se contra a radiação ultravioleta, controlar o Diabetes Mellitus, e evitar o uso de corticoides e automedicação.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, feita com anestesia, realizada por profissional habilitado, que faz o acompanhamento clínico do paciente durante o procedimento.

Após a cirurgia, a melhoria da visão está diretamente relacionada com a intensidade da inflamação do olho ao procedimento cirúrgico. Havendo pouca ou nenhuma inflamação a visão se recupera rapidamente.

Cuidados no pós operatório:

• Fazer uso dos colírios corretamente
  • Evitar qualquer esforço físico após a cirurgia de catarata
  • Usar adequadamente o protetor ocular
  • Evitar dormir do lado do olho operado
  • Fazer boa higienização das mãos
  • Não deixar de ir nos retornos pós-operatórios de catarata

Mediante quaisquer sintomas procure a unidade de saúde mais próxima

Taperoá – Terra de Todos