1891

Prefeitura Municipal de Taperoá

Pular para o conteúdo

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Pesca realiza reunião de alinhamento com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Taperoá.

Fonte: Ascom - Taperoá
20/09/2021 às 17h16

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Pesca realizou no último dia 15/09, mais uma reunião de alinhamento com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Taperoá.

Na pauta assuntos como:

1. Definição de sua composição final;

2. Aprovação do Regimento Interno;

3. Escolha da Direção - Presidente, Vice e Secretário.

ENTENDA:

O que é o Conselho Municipal de Meio Ambiente?


O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) é um instrumento de gestão ambiental local que une órgãos públicos, setores empresariais, políticos e as organizações da sociedade civil em busca de soluções para o uso dos recursos naturais e para a recuperação dos danos ambientais.

 

Por que os COMDEMAS são importantes?


OS COMDEMAS promovem cidadania, democracia e o convívio entre os interesses dos diferentes setores da sociedade. Além disso, incentiva a criação de políticas públicas municipais de conservação ambiental e a ampliação e melhoria na gestão de áreas protegidas municipais e Unidades de Conservação, entre muitos outros benefícios.

Qual é a função dos COMDEMAS?


Algumas das atribuições dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente são: propor a política ambiental do município e fiscalizar o seu cumprimento; promover a educação ambiental; acompanhar a implementação de UCs (Unidades de Conservação) municipais; receber e apurar denúncias feitas pela população sobre degradação ambiental; e outras mais.

Quem participa dos COMDEMAS?


Secretarias municipais, Câmara de Vereadores, sindicatos, entidades ambientais, associações de bairros, grupos de mulheres, jovens e pessoas da terceira idade, entidades de classe, entidades representativas do empresariado; instituições de pesquisa e extensão, movimentos sociais e minorias, instituições de defesa do consumidor e grupos de produtores.