Taperoá recebe Curso de extensão sobre a Indicação Geográfica para o Azeite da Costa do Dendê

Fonte: Ascom - Prefeitura de Taperoá
23/08/2021 às 12h43

Dias 20 e 21 foi dado seguimento com aulas presenciais, no colégio Balbino, aos treinamentos on-line do curso iniciado em maio.

Diante dos números na produção do azeite nas regiões do Baixo Sul da Bahia, foram sensibilizados estudos e pesquisas para a revalorização e fortalecimento da cultura do dendê.

Foi apresentado pelo professor de Geografia, Alcides Caldas, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema, o Cadastro da Propriedade Rural com produção de dendê na região. O resultado da pesquisa norteará as ações de incentivo para o negócio. O pesquisador salientou que o registro de IG possibilita identificar a origem dos produtos, reconhecendo suas características e qualidade. Uma garantia para o reconhecimento das peculiaridades e desenvolvimento das cadeias produtivas.

Adailton Francisco, Eng.º Agrônomo, coordenador do colegiado territorial e da central das associações rurais, irá representar o Baixo Sul, nos próximos encontros que irão definir a implementação do IG, salientou que a valorização do dendê é o maior estimulo para o produtor, além de outras ações correlacionadas que viabilizem o incentivo tributário e a implementação das unidades de beneficiamento nas comunidades.

Para o Secretário de Agricultura, Gerval Teófilo, o dialógo e a concretização do plano anual nas comunidades é de extrema importância para a mobilização dos processos licitatórios e incrementação da economia solidária para o negócio.

O professor Giulio Mattiazi, da Universidade Segli Studi di Padova, colaborou com orientações sobre projetos de cooperação internacional, no acesso a tecnologias acessíveis para ações de cooperativismo e associativismo econômico.

Estiveram presentes lideranças, estudantes, secretários e representantes dos produtores de dendê da região.